Informe Legislativo 4ª Sessão Solene e 42ª Sessão Ordinária

por opo — publicado 19/12/2014 10h11, última modificação 06/06/2017 09h07
Foram realizadas dia 08/12/2014, no plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste, a 4ª Sessão Solene, e a 42ª Sessão Ordinária.

Sessão

Foram realizadas na noite dessa segunda-feira (8), no plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste, a 4ª Sessão Solene, em que foi dada posse a Joselita Araújo como Prefeita e a 42ª Sessão Ordinária em que foram votados e aprovados em primeira votação dois projetos do Legislativo e um do Executivo, bem como lidas cinco indicações.

Posse

Termo de Posse n° 018, de 08 de dezembro de 2014, da Excelentíssima Senhora Joselita Araújo da Silva, Vice-Prefeita, no cargo de Prefeita do Município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, por tempo indeterminado.

Projetos de lei do Legislativo

Projeto de Lei 606, de 24 de novembro de 2014, que reconhece a Associação dos Produtores Rurais da Linha 80 do Município de Ouro Preto do Oeste – ASPROR 80 – como de utilidade pública sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 01.807.260/0001-36, com sede no lote 11, gleba rural 18, quilômetro 04, linha vicinal 80.

Projeto de Lei 607, de 27 de novembro de 2014, que dispõe sobre o Plano de Publicidade do Poder Legislativo do município de Ouro Preto do Oeste para o exercício de 2015, no valor estimado de R$ 60.000,00. Com a finalidade de dar publicidade e divulgar informativos mensais, quinzenais, semanais ou diários; atos do Poder Legislativo; publicidade de documentos oficiais; notas oficiais no Diário do Estado, da União ou instituição oficial conveniada. A veiculação será realizada através da imprensa falada, escrita, e televisiva, painéis, outdoors, placas, cartazes, folhetos e tablóides.

Projeto de lei do Executivo

Projeto de Lei 1909, de 30 de setembro de 2014, que estima a receita e fixa a despesa do município de Ouro Preto do Oeste para o exercício financeiro de 2015, com a receita orçamentária estimada em R$ 69.359.260,52 decorrentes da arrecadação de tributos, contribuições, transferências e de outras receitas previstas na legislação vigente.

Indicações

Indicação
O vereador Dr. Deraldo Filho (PT) indicou a urgente necessidade de construção de uma cozinha e uma despensa na Escola Municipal Manoel Santos, localizada no km 08 do 31 (RO-473), zona rural de Ouro Preto do Oeste.

Justificativa
A presente reivindicação faz-se necessária devido ao precário estado da cozinha e da despensa existentes na citada escola, o que vem dificultando em muito o preparo da merenda escolar, além de expor a risco de acidentes os trabalhadores que laboram naquele local. As condições da cozinha existente estão em total desacordo com a legislação pertinente, não dando condições para uma boa manipulação e armazenamento dos alimentos.

Indicação
O parlamentar Serginho Castilho (PRP) indicou a disponibilização de um funcionário capacitado e um local apropriado para a implantação de um projeto para atendimento relacionado ao Cadastro Rural do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Ouro Preto do Oeste.

Justificativa
A presente reivindicação motiva-se no objetivo de instituir uma parceria para implantar um projeto relacionado ao Cadastro Rural e atendimento dos proprietários e dos possuidores de imóveis rurais da região, incluindo também projetos de assentamento e atendimento aos assentados da reforma agrária jurisdicionados pelo INCRA.

Indicação
O vereador Dr. Deraldo Filho (PT) indicou a urgente necessidade de cascalhamento dos pontos críticos das linhas 04 e 08 do km 37 até a divisa com o município de Ji-Paraná.

Justificativa
A presente reivindicação faz-se necessária devido ao reclamo dos moradores (agricultores), vez que com o início das chuvas alguns pontos das estradas já começam a oferecer dificuldades de tráfego, sendo certo que a colocação de cascalho nestes pontos críticos certamente protegerá a estrada dando a esta uma melhor condição de trafegabilidade e consequentemente maior segurança aos usuários. Os produtores rurais informam a existência de cascalho em suas propriedades, o que de certa forma facilita o trabalho da administração. Também se colocam à disposição para acompanharem os trabalhadores do município quando da realização deste tão necessário trabalho.

Indicação
O parlamentar Dr. Deraldo Filho (PT) indicou a urgente necessidade de tomada de providências a fim de construir e ou recuperar algumas pontes das linhas 04 e 08 no percurso da Linha 37 até a divisa do município de Ji-Paraná.

Justificativa
A presente reivindicação faz-se necessária devido ao estado precário de algumas pontes existentes neste espaço, sendo certo que algumas devem ser reconstruídas, pois não comportam mais uma simples recuperação. O estado precário das referidas pontes vem colocando em risco de acidentes e até mesmo de morte as famílias que por ali trafegam, configurando uma tragédia anunciada.

Indicação
O vereador Dr. Deraldo Filho (PT) indicou a urgente necessidade da tomada de providências tendentes a construir uma ponte de cimento sobre o rio Boa Vista, na linha 04.

Justificativa
A presente reivindicação faz-se necessária devido ao estado precário da ponte de madeira lá existente, estando com sua estrutura de madeira comprometida, o que vem causando grande descontentamento aos moradores, além de expor a risco de acidentes e morte as pessoas que por ali trafegam. O risco torna-se ainda mais grave quando acontece o tráfego de carretas, que por vezes, ao se desviarem da balança da BR-364, findam por trafegar pela linha 04, entrando pelo km 31 e saindo pelo km 37.

Aprovações

Durante a 4ª Sessão Solene foi dada posse a Joselita Araújo, Vice-Prefeita, no cargo de Prefeita de acordo com o Termo de Posse n° 018. Já na 42ª Sessão Ordinária foram aprovados em primeira votação o Projeto de Lei 1.909 e os projetos do Legislativo 606 e 607, e também foram lidas cinco indicações.